Via Verde: Prós e Contras


10 Ago |

Já ouviu falar do serviço Via Verde? O mais provável é que a resposta seja sim. O Dinheiro Contado mostra-lhe então os prós e contras de utilizar a Via Verde.

Via Verde


O que é?

A Via Verde é um sistema de portagem eletrónica utilizado em Portugal. Permite efetuar pagamentos em 18 autoestradas, 94 parques de estacionamento e 101 postes de abastecimento da Galp.

Se passar na via dedicada a utentes deste serviço, o identificador que é colado ao seu pára-brisas comunica com uma antena presente também na via e o valor da portagem é debitado da sua conta bancária.

O limite de velocidade quando passar na faixa da Via Verde deve estar entre os 40 a 60 km/h apesar de o sistema funcionar com velocidades acima dos 200 km/h.
 

Vantagens em aderir à Via Verde
 

  • Evita perdas de tempo - Com o dispositivo que se encontra no seu carro não precisa de ir às cabines de portagens da autoestrada pelo que não terá de esperar para ser atendido;
     
  • Pagamento automático - O que faz com que não precise de ter consigo dinheiro ou o seu cartão de débito ou crédito;
     
  • Diversidade – Pode pagar não só portagens como também parques de estacionamento, ferries, McDrives e o abastecimento de combustível nas bombas Galp;
     
  • Evita multas em atraso - Após ter circulado numa ex-SCUT não precisa de proceder ao pagamento numa estação CTT ou rede payshop;
     
  • Evita deslocações à loja – Existem serviços online onde pode consultar os movimentos que efetuou ou o seu extrato eletrónico, por exemplo.


Quais as desvantagens do serviço Via Verde?
 

  • O preço do identificador é considerável - Sendo de 27,50€ ou de 25€ (se aderir à campanha promocional do extrato eletrónico). Para aqueles que não utilizam frequentemente as autoestradas e ex-SCUTS este pode ser um fator decisivo para não aderirem;
     
  • Erros do sistema - Ou seja, do identificador podem resultar no pagamento de multas por parte do utilizador;
     
  • Substituição de trabalho humano - Ao aderir a este serviço está a contribuir para a automatização dos pagamentos o que pode resultar na substituição de postos de trabalho humanos por máquinas que efetuam o mesmo serviço. 


Estes são os prós e contras da Via Verde, a decisão de aderir ou não é sua!


Veja também:

Categoria: Carros

Artigos relationados

Comentários