Programas de Intercâmbio: escolha o seu!


11 Ago |

Nunca pensou como seria incrível estar um período de tempo num país completamente desconhecido a estudar? Se já pensou, então aqui fica tudo o que precisa de saber sobre Programas de Intercâmbio.

Programas de intercâmbio


O que é um Intercâmbio?

Um intercâmbio refere-se a estudantes que passam um período, que varia de seis meses a um ano, a estudar noutro país. Existem algumas agências de intercâmbio que fazem o contacto entre escolas e universidades, organizando a troca de estudantes.
 

Quais os objetivos de se inscrever num Programa de Intercâmbio?

No caso de estudantes do ensino básico ou secundário, a principal motivação consiste em ter a possibilidade de aprender outro idioma, além da experiência de estar noutra realidade, o que levará a uma maior responsabilidade.

Já os estudantes do ensino superior, adultos e profissionais procuram aumentar os seus conhecimentos e adquirir novas maneiras de pensar, através do contacto com uma realidade diferente da sua. As candidaturas aos programas de Intercâmbio poderão exigir alguns pré-requisitos como saber o idioma do país de destino.
 

Quais são os Programas de Intercâmbio disponíveis?
 

  • Cursos de línguas no estrangeiro
Têm a duração de 2 a 24 semanas e terá a possibilidade de aprender ou melhorar o seu desempenho numa determinada língua. Existem 7 línguas (inglês, francês, alemão, espanhol, italiano, japonês e chinês) à sua disposição e 46 destinos onde pode aprendê-las. Estes cursos iniciam-se todas as segundas-feiras.
 
  • Ano académico no estrangeiro
Pode estar 6, 9 ou 11 meses num determinado país onde realizará os seus estudos linguísticos e académicos para que se torne num cidadão global. O ano académico começa em janeiro, abril, junho ou setembro.
 

Quais as vantagens de fazer um Programa de Intercâmbio?

  • Sair da sua zona de conforto
Ao decidir fazer uma viagem para estudar, por um tempo determinado, é necessário, por vezes, passar por verdadeiros desafios. Aproveite esta experiência para ganhar autonomia e sair da sua zona de conforto. Nem sempre será fácil mas certamente irá crescer com esta experiência.
 
  • Aprender um ou mais idiomas
Aprender um novo idioma, diretamente com os nativos da língua e no local de origem, é muito mais eficaz do que estudá-lo em qualquer outra situação ou lugar. Os programas são adaptados a si pelo que não terá dificuldades de aprendizagem.
 
  • Expandir o seu conhecimento cultural
Entrar em contacto com novas culturas é sempre transformador. Conhecer um pouco mais sobre as mesmas e viver novas experiências tornará o seu programa de intercâmbio inesquecível. É também uma excelente oportunidade para reconhecer os seus preconceitos, desafiar estereótipos e aceitar e respeitar realidades diferentes da sua.
 
  • Melhorar o seu currículo
Ousadia, proatividade, capacidade de adaptação e ambição tornaram-se qualidades primordiais no mercado de trabalho e, ao fazer um intercâmbio, demonstra que enquanto trabalhador pode oferecer mais do que apenas os seus conhecimentos intelectuais. Em programas de seleção, esta experiência é um diferencial no currículo do candidato.
 
  • Conhecer pessoas e ganhar contactos
Outra vantagem consiste na possibilidade de conhecer pessoas com diferentes estilos de vida, crenças ou ideologias o que lhe permitirá expandir a visão em relação ao mundo. Adicionalmente, poderá ganhar contactos que possivelmente serão importantes no futuro.

 
Faça um Programa de Intercâmbio e garantimos que será uma experiência única!


Veja também:

Categoria: Estudar Lá Fora

Artigos relationados

Comentários