Porta 65: saiba tudo!


28 Ago |

É jovem e está a pensar arrendar uma casa? Se ainda não sabe o que é o Programa Porta 65 Jovem, fique a par de tudo com o Dinheiro Contado e tire partido de todas vantagens que poderá ter!

Porta 65 Jovem


O que é?

O Programa Porta 65 Jovem foi desenvolvido pelo Estado e pretende incentivar os jovens a arrendarem uma casa. Procura ainda desenvolver estilos de vida mais autónomos, reabilitar áreas urbanas degradadas e dinamizar o mercado de arrendamento.

Este programa apoia o arrendamento de habitações para residência, atribuindo uma percentagem do valor da renda como subvenção mensal. Para além disto, tem como objetivo combater situações que são cada vez mais comuns, como o adiar do casamento e a permanência em casa dos pais até mais tarde.


Como funciona?

O Porta 65 funciona através da atribuição de uma percentagem do valor da renda como subvenção mensal, pelo que o pagamento é feito em função dos rendimentos dos candidatos o que permite que consigam pagar a mesma.

Pode usufruir deste programa durante 12 meses mas deve renovar o pedido no final deste período, caso queira continuar a ter acesso a este programa. No total, pode ter este tipo de apoio durante 36 meses consecutivos ou interpolados.

A percentagem de subvenção vai reduzindo ao longo dos três anos, como podemos ver no quadro que se apresenta de seguida:

porta-65-jovem-escaloes
 
As percentagens de subvenção mensal acima referidas podem ser diferentes em algumas situações.
Se a casa arrendada estiver localizada em áreas urbanas classificadas como históricas, antigas ou de reabilitação urbana pode ser feito um incremento de 20%.
Também no caso de existirem membros com uma deficiência com grau de incapacidade igual ou superior a 60% há um aumento da subvenção mensal em 10%.
 

Quem pode candidatar-se?

Os requisitos para que se possa candidatar são os seguintes:
  • Jovens com idades compreendidas entre os 18 e 35 anos;
  • Casais, não separados judicialmente de pessoas e bens, ou em união de facto com idades iguais às referidas anteriormente. Até aos 37 anos pode candidatar-se desde que o outro elemento tenha a idade regulamentar;
  • Jovens em coabitação com idade adequada. Devem apresentar a candidatura todos juntos e o contrato deve estar em nome de todos. 
 

Como fazer a candidatura?

Existem quatro períodos para apresentação de candidaturas, dois nos meses de abril e os restantes em setembro e dezembro. Este processo decorre durante pelo menos 15 dias seguidos e as candidaturas serão avaliadas no prazo máximo de 45 dias. Se a sua candidatura não for aceite pode concorrer novamente nos períodos indicados.

A candidatura é feita no Portal da Habitação, através do preenchimento de um formulário. Será necessário digitalizar um vasto conjunto de documentos.
 
 
Contrarie a atual tendência de ficar até mais tarde em casa dos pais e candidate-se!


Veja também:

Categoria: Venda / Aluguer

Artigos relationados

Comentários