Pneus usados: Compensa?


17 Jul |

Será vantajoso comprar pneus usados? Esta é a pergunta que muitos portugueses fazem na hora de trocar os pneus. O Dinheiro Contado fez a comparação e dá-lhe a resposta!

Pneus usados VS Pneus novos

Antes de decidir que tipo de pneus vai adquirir, tem que analisar muito bem se a relação qualidade/preço de pneus usados e pneus novos compensa!
 

O preço

A diferença de preço entre um pneu usado e um pneu novo é notória. Um pneu usado é bastante mais barato. Sendo assim, muitos automobilistas pensam que compensa comprar um pneu usado pela diferença de preços.
 

“O barato pode sair caro”

O preço não é a única questão a analisar em relação aos pneus usados. A qualidade dos mesmos também tem que ter uma análise cuidadosa. A segurança está acima de tudo!

O mínimo de profundidade de piso legal é de 1,6 mm sendo que é aconselhável que troque de pneus antes de chegar a este limite por uma questão de segurança. Para que haja uma compensação financeira na compra de um pneu usado, segundo a DECO, o mesmo tem que apresentar uma profundidade de piso acima dos 4,5 mm. Os pneus novos têm 8 mm de profundidade de piso.

Segundo um estudo feito pela DECO (Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor), muitos dos pneus usados analisados tinham menos de 1,6 mm de profundidade de piso, tinham mais de 10 anos, eram pneus de inverno ou tinham remendos laterais ou rasgões.
 

A segurança está em primeiro lugar

Não tome a sua decisão baseada no preço, a segurança está em primeiro lugar! Os pneus são muito importantes nas travagens, manobras repentinas que tenha de efetuar e poupança de gasolina/gasóleo. Quanto maior o desgaste do pneu, maior a distância de travagem e, como sabe, uns centímetros poderão fazer toda a diferença. Para além disto, ao comprar um pneu usado não sabe que uso o dono anterior lhe deu e que cuidados teve com o pneu.
 

Concluindo: Pneus usados ou Pneus novos?

Em conclusão, deverá sempre escolher pneus novos. Se adquirir pneus novos terá maior segurança pois sabe que cuidados vai ter com os mesmos. O risco de adquirir um pneu que não é adequado deixa também de ser um risco. Apesar de investir mais agora, este investimento irá compensar no futuro!
 

Adquira pneus que lhe dêem segurança a si e à sua carteira!


Veja também:

Categoria: Carros

Artigos relationados

Comentários