Cuidados a ter para evitar fraudes online


26 Set |

Se faz compras online frequentemente ou se está a pensar em começar a fazê-las, é necessário que tenha alguns cuidados para não ser enganado. Veja com o Dinheiro Contado 6 cuidados a ter para evitar fraudes online!

Como evitar fraudes online


Identificação clara do fornecedor

Verifique sempre a identificação do fornecedor do site, todos os dados que lhe dêem a informação de contacto, localização, etc. Se esta informação não for clara ou estiver muito incompleta não proceda à compra do(s) artigo(s)!
 

O feedback

Antes de proceder a qualquer compra faça uma pesquisa sobre o feedback da empresa online. Este passo é muito importante porque, através de comentários, avaliações, etc de clientes anteriores ficará com uma noção de qualidade dos produtos e se a empresa é fiável ou não.
 

Comparação de preços / Verificação dos descontos

Compare sempre os preços dos artigos noutros sites ou lojas físicas pois, muitos sites têm descontos online que poderão não ser verdadeiros. Esta comparação é muito importante pois, poderá deparar-se com um desconto/promoção “que não pode perder” e este tipo de desconto “mirabolante” poderá ser um grande alerta de fraude. Pense, antes de agir!
 

Política de devolução e troca

No site da loja online a política de devolução e troca de artigos tem que estar muito clara, se não estiver é um grande sinal de alerta sobre a fiabilidade da empresa. Para além disto, é importante que leia sempre esta política para não ter problemas futuros.
 

Wifi seguro

Escolha sempre uma rede wifi segura para efetuar este tipo de compras e nunca use redes wifi públicas. Porquê? É uma das maneiras mais fáceis de ser vítima de fraude online pois, este tipo de redes não é segura e qualquer hacker consegue ficar com os seus dados bancários.
 

O dispositivo

Use sempre dispositivos (computador, tablet, smartphone) seguros para efetuar compras online. Para além disto, use apenas os seus dispositivos e não os de outra pessoa, mesmo que seja da sua maior confiança, não sabe que tipo de proteção esse dispositivo terá.
 

Tenha certos cuidados e faça as suas compras online no conforto da segurança virtual!


Veja também:

Categoria: Computadores

Artigos relationados

Comentários