Dicas para poupar na sua alimentação


10 Ago |

A alimentação é fundamental no dia a dia de cada um e, como tal, é um gasto que deve ser controlado pois pode atingir valores demasiado altos. Saiba como poupar na sua alimentação com a ajuda do Dinheiro Contado!

Como poupar na alimentação


Altere os seu hábitos alimentares

Para poupar é necessário que faça algumas mudanças na sua rotina alimentar. É provável que compre os chamados snacks para lanches entre as principais refeições mas lembre-se que pode poupar facilmente substituindo-os por legumes crus como palitos de cenoura, tomate, cereja, frutos secos e fruta, por exemplo.
 

Marmita para o trabalho

Se costuma preparar os lanches dos seus filhos para o meio da manhã e para a tarde, faça o mesmo para si. As marmitas são uma prática cada vez mais frequente, pelo que certamente terá companhia no escritório para desfrutar dos seus almoços e lanches confecionados em casa.
 

Faça comida em excesso

Faça comida para mais que uma refeição e conserve-a no frigorífico. Aproveite tudo, pois pode fazer outra refeição com o que sobrou da anterior. A carne que sobrou pode ser utilizada para fazer uma lasanha ou croquetes, por exemplo.
 

Vá uma vez por semana ao supermercado

Planeie as suas idas aos supermercados e hipermercados. Vá apenas uma vez por semana e traga somente o que estiver na lista de compras. Desta forma, evitará desperdícios. Não se esqueça de aproveitar as promoções e descontos em vigor nestes estabelecimentos.
 

Evite refeições pré-congeladas

Apesar de poder poupar tempo nas suas refeições, esta opção acaba por ser mais pesada na sua carteira. Basta que congele o que cozinhou em excesso, e desta forma, acaba por economizar e evita também desperdícios de tempo, no caso de ter uma vida bastante atarefada.
 

Água, a bebida de eleição

É recomendado que beba cerca de 1,5 a 2 litros de água por dia. Deixe de lado os refrigerantes e outras bebidas e opte por água, não só é mais saudável, como também é mais económico, pelo que aumentará o valor monetário presente na sua carteira.
 

Tenha atenção à data de validade

Para otimizar todas as suas compras considere a data de validade um critério fundamental na organização dos seus produtos. Coloque as embalagens com a data mais curta à frente das restantes. Também é importante que verifique se o rótulo diz “consumir até” ou “consumir preferencialmente antes de”.


Planeie um menu semanal

Com o stress do dia a dia acabamos por fazer sempre os mesmos pratos, deixando a imaginação de lado bem como alguns ingredientes que comprámos. Experimente fazer um menu semanal. Aproveite o que tem em casa e use livros e sites de receitas.

 
Use estas dicas na sua alimentação e vai ver que conseguirá engordar a carteira!


Veja também:

Categoria: Alimentação

Artigos relationados

Comentários