Certificado de trabalho: Saiba tudo!


28 Set |

Se ainda não sabe bem o que é um certificado de trabalho e para que serve, fique a par de tudo o que precisa de saber com o Dinheiro Contado!

Certificado de trabalho
 

O que é e para que serve?

O certificado de trabalho é um documento que prova o seu exercício de atividade num estabelecimento ou empresa. Este certificado contém as informações das datas de admissão e cessação do contrato de trabalho e o cargo ou funções que exerceu.

Sendo assim, este certificado apenas serve para que possa comprovar que exerceu atividade em alguma empresa ou outro estabelecimento de trabalho.
 

Como obtê-lo?

Para obter o certificado de trabalho tem que solicitar à empresa ou instituição pública ou privada onde trabalha, e a mesma não poderá recusá-lo, independentemente do motivo que tenha. As empresas são obrigadas por lei a entregar este certificado sempre que um dos seus trabalhadores ou ex-trabalhadores o exija. Geralmente, este assunto é tratado com o departamento de recursos humanos.

Nota: O certificado de trabalho é um dos componentes que a empresa é obrigada a disponibilizar aquando da cessação do contrato de trabalho.
 

Quando o pode utilizar?

Existem diversas situações em que pode e deve apresentar o certificado de trabalho:
  • Trabalhador estudante – Se for um trabalhador estudante pode utilizar este certificado para pedir à instituição de ensino que frequenta um horário flexível. Também o pode usar para justificar alguma falta por motivos laborais;
  • Seguros – Algumas seguradoras pedem o certificado de trabalho aquando do pedido de adesão ao mesmo para que possam associar a que empresa o cliente/utente está ligado;
  • Estágio – Sempre que fizer um estágio curricular terá que apresentar este certificado à instituição de ensino;
  • Instituições financeiras – As instituições financeiras poderão exigir-lhe este certificado aquando da abertura de uma conta ou em situação de créditos ou empréstimos. 

O Certificado de Trabalho é muito importante para si, para a sua carteira e para a sua carreira!


Veja também:

Categoria: Formação Superior

Artigos relationados

Comentários