Carta de motivação: Escreva a melhor!


13 Set |

É provável que lhe peçam uma carta de motivação se se candidatar a um emprego ou estágio. Este documento é muitas vezes o ponto de partida para que arranje trabalho. O Dinheiro Contado deixa-lhe todas as informações e dicas para que faça uma boa carta de motivação!

Carta de motivação


O que é?

Uma carta de motivação é enviada juntamente com o currículo no momento em que se candidata a um emprego ou estágio. A mesma revela o porquê do candidato estar interessado naquela oportunidade de trabalho.


Como escrever?

  • Forma
O documento não deve exceder as 500 palavras e deve ser escrito no computador para que seja facilmente compreendido por todos. Também não deve ter erros pelo que é aconselhável que utilize corretores automáticos.
 
  • Conteúdo
Uma carta de motivação deve apresentar uma linguagem simples e acessível. Adicionalmente, deve conter os dados pessoais do candidato e ser destinada a uma pessoa em específico. O mais importante é que deixe bem claro o posto ou função de trabalho a que se candidata e quais as razões que justificam esta decisão. Destaque as suas qualidades e explique porque é que é a pessoa indicada para o lugar.
 

Dicas úteis

Saliente o que é uma mais valia no seu currículo

Se tiver experiência profissional fale sobre o trabalho que realizou e sobre pontos positivos que retirou do mesmo. No caso desta ser a primeira experiência de trabalho, dê ênfase ao seu percurso académico e atividades em que participou.

Coloque-se no lugar do empregador

Quando escrever a sua carta de motivação pense em fatores que considera serem do agrado do empregador e avalie a mesma, tendo em conta este ponto de vista.

Destaque atividades extracurriculares

Se pratica desporto de alta competição, sabe tocar um instrumento ou faz voluntariado inclua estas informações no documento. As mesmas podem ser fatores diferenciadores dos restantes candidatos e revelam muito acerca da sua personalidade e maneira de ser.

Evidencie o que a empresa pode ganhar com a sua presença

Explique porque poderá ser benéfico para a empresa, evidenciando as alterações positivas que poderão ocorrer com a sua presença e contratação.

Reveja a sua carta

Quando concluir a sua carta de motivação é fundamental que a releia com muita atenção. Verifique se está adequada ao cargo a que se candidata e avalie a qualidade da mesma.
 
 
Escreva a melhor carta de motivação e consiga o cargo que sempre quis!


Veja também:

Categoria: Formação Superior

Artigos relationados

Comentários