Carros a diesel: quais os problemas?


06 Out |

Está a pensar adquirir um carro a diesel? Antes de tomar uma decisão tão importante como esta é essencial que saiba quais os problemas que poderá ter no futuro. Saiba com o Dinheiro Contado quais os problemas dos carros a gasóleo e evite buracos na carteira!

Carros a Diesel
 

Poluição

Os carros a gasóleo são ainda muito poluentes, apesar da tecnologia dos motores permitir que sejam cada vez mais limpos e amigos do ambiente. No entanto, a emissão de partículas poluentes como o óxido de azoto continua a ocorrer, o que promove o efeito de estufa e é a causa de problemas respiratórios, principalmente em crianças e idosos.
 

Dispendioso

Os carros a gasóleo têm, por norma, um preço mais elevado. No entanto, esta maior despesa consegue ser recompensada a longo prazo pois o preço do gasóleo é mais baixo que o da gasolina. Veja quanto tempo iria precisar para “amortizar” o gasto a mais que teve com o carro a diesel que pretenderia comprar no site do ACP.

É de acrescentar que os motores a diesel utilizam sistemas de injeção direta de combustível e este tipo de material é mais caro e tem menor durabilidade.
 

Mudanças de óleo regulares

Nos automóveis a diesel é necessário fazer mudanças de óleo regulares. Porquê? Se não o fizer, o óleo fica contaminado com partículas de pó ou fuligem o que irá colocar em risco a vida do motor do veículo e de todas as peças que o constituem. Verifique também se o filtro do óleo necessita de ser trocado e substituía-o caso seja necessário. Siga todas as indicações do fabricante acerca deste assunto.
 

Mais fumo e ruído durante a marcha

Estes veículos poderão exibir mais fumo e ruído durante a marcha do que um veículo a gasolina. Isto deve-se à forma como o gasóleo é queimado e à forma como o respetivo ar é expelido através do tubo de escape. O ruído deve-se apenas ao facto do motor a diesel fazer mais ruído que os restantes.
 

O gasóleo é mais viscoso

É necessário que tenha cuidado com a viscosidade do óleo porque, ao ser mais viscoso, em caso de derrame a limpeza torna-se mais complicada. Se ocorrer algum derrame em peças do veículo apresse-se a proceder à sua limpeza para evitar que seja acumulado pó e fuligem nas peças.
 

Tenha cuidado com o Diesel para evitar buracos na carteira!


Veja também:

Categoria: Carros

Artigos relationados

Comentários