Ar condicionado: 5 erros que lhe saem caros!


19 Jul |

Quem tem em casa um ar condicionado, sabe que nos meses quentes o aumento da sua utilização pode significar um grande aumento na conta de eletricidade ao fim do mês. Saiba quais são os erros mais comuns na sua utilização e como os evitar!

Erros na utilização do ar condicionado


Não limpar regularmente os filtros

Limpar os filtros do ar condicionado é essencial para manter a qualidade do ar e a poupança de energia. Um erro muito comum é não proceder a esta limpeza, que deve ser feita a cada 3 meses. Caso o seu ar condicionado funcione todos os dias, várias horas, então a limpeza deve ser feita 1 vez por mês.

Se o filtro do seu ar condicionado não estiver limpo pode causar uma ineficiência de 5% a 15% e diminuir a vida útil do mesmo.
 

Disfarçar o ar condicionado

Um ar condicionado não é propriamente “agradável à vista”. Sendo assim, há muita gente que comete o erro de o disfarçar com uma cortina, um móvel adaptado, etc. Ao fazer isto, está a diminuir a rentabilidade para obter o mesmo resultado, o que gera uma despesa mais elevada no fim do mês, pois há mais gasto de energia.

Coloque o aparelho no espaço mais desimpedido da divisão para que tenha o melhor desempenho e menor gasto de energia.
 

Não utilizar as cortinas e estores 

Espaços que tenham muita luz solar devem estar isolados e protegidos da luz. Não vedar este tipo de espaços ou não utilizar as cortinas ou estores é um grande erro pois vai afetar o desempenho do seu ar condicionado. Se a divisão não estiver bem isolada, vai entrar ar quente ou frio e, nas alturas de grandes diferenças de temperatura, isto vai prejudicar a rentabilidade do aparelho.
 

Deixar de usar a ventoinha

Ter um ar condicionado não o impede de usar a ventoinha que já tem por casa. Aliás, a sua ventoinha é um benefício que deve aproveitar ao máximo. Ao usá-la vai regular a temperatura que pretende mais depressa e reduzir o consumo do ar condicionado. Desta forma, reduz o gasto de energia e a despesa ao fim do mês!
 

Não regular corretamente a temperatura

Este é um erro muito comum em relação ao ar condicionado. Muitas pessoas regulam mal a temperatura, ou colocam muito alta ou muito baixa. A tendência, no verão, é colocar uma temperatura muito reduzida para refrescar mais depressa a divisão. Ao fazer isto, está apenas a pôr em risco a sua saúde devido ao choque térmico. Tenha alguma calma e paciência para que a divisão refresque sem que tenha uma constipação desnecessária.

Se arejar a casa nas alturas mais frescas do dia, de manhã e à noite, vai conseguir manter uma temperatura mais agradável, tendo apenas que usar o ar condicionado nas horas de maior calor.
 

Mantenha a sua casa e a sua carteira frescas!


Veja também:

Categoria: Equipamentos

Artigos relationados

Comentários