Inspeção automóvel: 8 Dicas para passar sem problemas!


20 Out |

A inspeção automóvel é algo que não pode evitar, no entanto se não tiver certos cuidados com o seu carro terá que passar por este processo 2 vezes e gastar dinheiro nas reparações necessárias. Siga as dicas que o Dinheiro Contado tem para si e para o seu carro!

Como passar na inspeção automóvel sem problemas

 

Verificação prévia

Antes de levar o carro à inspeção faça uma verificação caseira de alguns elementos. Verifique todas as luzes do carro, por exemplo, como os faróis, os piscas, luz de matrícula, etc.
 

Medição das saliências dos pneus

Algo que também pode, e deve, fazer é medir a saliência dos pneus do carro (incluindo do pneu de substituição). A altura mínima permitida por lei é de 1,6 milímetros. Se verificar que está abaixo desta altura então troque os pneus antes de levar o carro à inspeção pois este tipo de falha é considerada uma deficiência grave com consequências na segurança do automóvel.
 

Limpa pára-brisas

Os limpa pára-brisas da frente e de trás devem estar em pleno funcionamento, com escovas que não estejam demasiado desgastadas. Isto significa que os limpa pára-brisas deverão estar em condições de fazer uma limpeza adequada. Para além disto, encha o depósito de água antes de levar o carro para o centro de inspeções.
 

Colete refletor e triângulo de sinalização

Um aspeto que muitos condutores ignoram é a presença do colete refletor e do triângulo de sinalização em boas condições (ou seja, com a correta homologação). Tudo isto é verificado na inspeção, previna-se e verifique a existência e condições do seu colete e triângulo.
 

Cintos de segurança

Outro aspeto que muitos condutores não analisam é o estado dos cintos de segurança. Antes de levar o veículo à inspeção faça uma avaliação do estado dos cintos de segurança. Como?

Teste faça movimentos bruscos para a frente como se de uma situação de acidente se tratasse e verifique, desta forma, a resistência dos mesmos, com o passar do tempo a força dos cintos reduz-se. Este aspeto é uma das anomalias mais imperdoáveis nos centros de inspeções!
 

Verificação de manchas no chão

Sempre que estacionar o carro por um longo período de tempo verifique se há manchas no chão depois de retirar o veículo do lugar. Caso exista algum tipo de mancha ou líquido no chão dirija-se o mais rápido possível a uma oficina para resolver o problema. A mancha poderá significar uma fuga de óleo ou até mesmo de combustível, o que na inspeção lhe dará o chumbo imediato.
 

Direção

Antes de ir para a inspeção verifique se a direção do carro está alinhada. Como? Vá para uma estrada que seja a direito e por uns segundos largue a direção, se o carro fugir para algum dos lados significa que a direção está desalinhada. Se a direção do seu carro estiver desalinhada dirija-se a uma oficina pois folgas na direção dão chumbo na inspeção.
 

Travões

Os travões do carro são muito importantes, sendo também um fator de chumbo imediato na inspeção se não se encontrarem em condições. Se quando trava o automóvel ouvir algum barulho quando trava como um chiar significa que as pastilhas estão gastas e estão a tocar nos discos, podendo danificar os mesmos. Outro caso é a existência de fugas de líquido o conjunto de travagem estar em mau estado. Dirija-se a uma oficina e verifique esta componente antes de correr o risco de chumbar na inspeção.
 
 
Passe na inspeção à primeira e faça o seu carro e a sua carteira felizes!


Veja também:

Categoria: Carros

Artigos relationados

Comentários