10 formas de poupar na universidade


12 Set |

A entrada na faculdade acarreta sempre muitos custos, mas a vida universitária não tem de ser uma luta constante entre estudo, diversão e poupança. O Dinheiro Contado deixa-lhe 10 dicas para poupar na universidade!

Dicas para poupar na universidade


Opte por livros usados

Os preços dos livros académicos são muitos avultados pelo que deve apostar em manuais usados. Pode adquiri-los em livrarias online, contactar estudantes que já não necessitem deles ou requisitá-los em bibliotecas. Quando tiver aprovação numa cadeira opte por vendê-los.


Use transportes públicos

A rede de transportes públicos é muito extensa, por isso permite que chegue facilmente à sua faculdade e a outros locais. Evite deslocar-se no seu carro porque, para além dos custos associados ao combustível, terá outros como o parque de estacionamento ou portagens. Verá que a poupança será significativa!


Faça refeições baratas

Cozinhe as suas refeições de forma económica! Escolha produtos de marca branca e escreva uma lista com tudo o que precisa. Quando estiver num supermercado ou hipermercado, compre apenas o que planeou. No caso de não ter tempo para cozinhar, as refeições da cantina são uma boa opção!


Pondere fazer um part-time

Um part-time pode ajudar a fazer face às despesas. Existem várias opções no mercado de trabalho que podem interessar-lhe. Procure aquilo que acha mais atrativo e candidate-se!


Escolha uma residência universitária

Em vez de alugar uma casa opte por uma residência universitária. Os custos são bastante inferiores mas, para conseguir vaga, tem de se inscrever com antecedência. Os preços variam entre os 50 e os 170 euros, conforme a universidade e o tipo de quarto (individual ou conjunto).
 

Aproveite a internet da faculdade

Na sua universidade o acesso à internet é gratuito por isso deve utilizá-la. Pode comprar pacotes de internet mas verifique qual é o que se adequa melhor às suas necessidades.
 

Controle as festas e saídas à noite

Sem dúvida que o convívio e momentos de diversão são uma parte importante da vida académica. Informe-se sobre quais são as festas que não pode mesmo perder e desfrute delas! Quando quiser reunir os amigos, mas o seu orçamento não permitir grandes gastos, opte por planos mais económicos.
 

Não se perca nas compras

Provavelmente na cidade onde estuda existem inúmeras lojas com descontos irresistíveis e com produtos fantásticos e do seu agrado. Deve ponderar se o produto é mesmo essencial e lembre-se que o seu orçamento não estica!
 

Faça o cartão estudante

Crie o cartão e use-o para obter descontos em ginásios, museus, espetáculos culturais, jardins zoológicos e muitos outros locais públicos. Para além disso, a universidade tem parcerias com lojas e serviços, permitindo que os alunos usufruam de vários descontos.
 

Não deixe de fazer desporto

Faça exercício ao ar livre para que possa poupar. No caso de querer frequentar um ginásio, opte por um que seja barato ou que tenha descontos. Na universidade existem equipas de desporto onde pode praticar várias modalidades de forma gratuita.
 

Desfrute de um excelente ano académico!


Veja também:

Categoria: Formação Superior

Artigos relationados

Comentários